A busca pela sustentabilidade é um dos desafios mais prementes de nossa sociedade contemporânea.
Para enfrentar esse desafio de maneira eficaz, é fundamental que a educação desempenhe um papel central na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
O QUI+S possui os objetivos da Química par o Desenvolvimento Sustentável (OQDS1) que reconhece a importância da química como uma ferramenta fundamental na promoção da sustentabilidade e estabelece três eixos estratégicos para alcançar esse objetivo na educação básica.
No primeiro eixo, destaca-se o papel fundamental dos professores de química como agentes de mudança. Eles desempenham um papel crucial na formação de estudantes que compreendem os princípios da química e sua aplicação na solução de desafios ambientais. Os professores devem ser capacitados e incentivados a incorporar a sustentabilidade em seus currículos, demonstrando como a química pode contribuir para a resolução de problemas ambientais. Dentro da OQDS1, o Projeto CFQ se destaca como uma plataforma de ensino dedicada a apoiar e capacitar professores de química. Fornecendo recursos, materiais didáticos e treinamentos, essa iniciativa visa fortalecer o papel do professor como agente de mudança para um mundo mais sustentável.
O segundo eixo ressalta a importância de transformar a sala de aula em um espaço especial para o ensino de química e sustentabilidade. Através de abordagens práticas e interdisciplinares, os educadores podem envolver os alunos em experimentos, projetos e discussões que mostram como a química está presente em nosso cotidiano e como ela pode ser utilizada para promover práticas mais sustentáveis. A sala de aula se torna um ambiente onde os alunos aprendem não apenas conceitos químicos, mas também como esses conceitos estão relacionados às questões ambientais. Isso gera uma compreensão mais profunda e um comprometimento maior com a sustentabilidade.
No terceiro eixo, a OQDS1 reconhece que as escolas desempenham um papel crucial na comunidade em que estão inseridas. Portanto, elas devem ser centros de inovação e engajamento social. Através de projetos em química e sustentabilidade, as escolas podem se conectar com a sociedade, aplicando o conhecimento adquirido em benefício da comunidade local. Projetos educacionais que envolvem a comunidade podem incluir ações como campanhas de reciclagem, estudos de impacto ambiental local, parcerias com empresas e órgãos governamentais, entre outros. Isso não só reforça o aprendizado dos alunos, mas também demonstra como a química pode ser uma força positiva para a transformação social. Dentro deste contexto, o Projeto PROFIQUI também desempenha um papel importante, oferecendo recursos e suporte para a implementação de projetos em química e sustentabilidade nas escolas, promovendo assim uma educação que prepara os alunos para serem agentes ativos na construção de um mundo mais sustentável.
Em resumo, a OQDS1 promove a sustentabilidade através da química na educação básica ao enfatizar a importância do professor como protagonista, transformar a sala de aula em um espaço de aprendizado prático e interdisciplinar, e estimular projetos educacionais que beneficiam a sociedade. Essa abordagem integrada tem o potencial de capacitar as próximas gerações com o conhecimento e a motivação necessários para enfrentar os desafios ambientais e construir um futuro mais sustentável