A Sociedade Brasileira de Química, juntamente com o Conselho Federal de Química, apresentam o Concurso Nacional Química e Sustentabilidade na Escola. Nesta página vamos explicar como o concurso funciona, como você pode participar e quais são os prêmios.
Para participar, você precisa:
Uma Intervenção Pedagógica, comumente chamada de IP, se configura a partir de um planejamento detalhado sobre atividades a serem desenvolvidas em sala de aula considerando a temática proposta. Os elementos que precisam constar na IP são:
1) apresentação dos conteúdos a serem abordados de forma detalhada contendo, inclusive, a discussão conceitual com as referidas fontes referenciais;
2) número de aulas referente às discussões propostas, bem como um cronograma para essas aulas;
3) objetivo educacional a ser alcançado;
4) estratégias de desenvolvimento para cada aula;
5) recursos pedagógicos e tecnológicos (se for o caso) necessários para o desenvolvimento de cada aula.
Os critérios de seleção das intervenções pedagógicas a serem premiadas são:
a) Possibilidade de execução em diversos ambientes (peso 2);
b) Originalidade (peso 3);
c) Uso de materiais de fácil acesso (peso 1);
d) Clareza na descrição detalhada da ação pedagógica (peso 2);
e) Maior protagonismo dos alunos (2).
Só de enviar a sua Intervenção Pedagógica, você já receberá um segundo certificado (além do recebido ao completar o curso Química e Sustentabilidade na Escola) correspondendo a mais 30 horas de trabalho.
Os melhores trabalhos selecionados estarão presentes no III Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, em Belo Horizonte, em outubro de 2024, com inscrição, estadia e passagens pagas.
As inscrições estão encerradas.