A sustentabilidade é um dos grandes desafios do nosso século e cada vez mais sentimos a necessidade de enfrentar os problemas relacionados com questões ambientais prementes e desafiadoras. A Química é uma ciência central que possui um papel importante na compreensão e resolução desses problemas. Mas para que consigamos engajar a sociedade nesses desafios, é importante que as pessoas consigam entender a ciência por trás de cada problema e, mais ainda do que isso, que consigamos desenvolver habilidades que ajudem na resolução desses problemas. Para isso, a Educação é fundamental.
Neste curso voltado para professores de Química do Ensino Médio vamos abordar diversas estratégias para se trabalhar ideias relacionadas com a sustentabilidade em sala de aula. Para isso, o curso vai tratar de maneira bem acessível a parte científica por trás dos temas escolhidos, bem como sugerir diversas atividades em que os estudantes poderão investigar a Química das questões ambientais de maneira crítica e abrangente. Além disso, o curso trás sugestões de atividades que apresentam diversas tecnologias ambientais que buscam enfrentar e mitigar os diversos problemas.
Curriculum
- 5 Sections
- 33 Lessons
- Lifetime
- Introdução2
- Trabalhando com Desafios2
- Desafio 2: Química para a Transformação de Resíduos12
- 3.2Contextualizando 1 – A Química e os produtos que consumimos30 Minutes
- 3.3Experimenta(ação) 1 – Ecodesign30 Minutes
- 3.4Contextualizando 2 – Olhando para toda a vida dos produtos30 Minutes
- 3.5Experimenta(ação) 2 – Tabela de durabilidade30 Minutes
- 3.6Experimenta(ação) 3 – Ciclo de vida de produtos30 Minutes
- 3.7Contextualizando 3 – Química Verde30 Minutes
- 3.8Experimenta(ação) 4 – Química e a Estrela Verde30 Minutes
- 3.9Experimenta(ação) 5 – Que destino dar aos resíduos?30 Minutes
- 3.10Experimenta(ação) 6 – Comparando polímeros30 Minutes
- 3.11(Con)textualizando 4 – A pesquisa e o aproveitamento de resíduos30 Minutes
- 3.12Experimenta(ação) 7 – Falo nada, só óleo30 Minutes
- 3.14Experimenta(ação) 8 – Geopolímeros30 Minutes
- Desafio 3: Química para o Uso Sustentável da Água15
- 4.3(Con)textualizando 1 – O que é a Água, afinal?30 Minutes
- 4.4Experimenta(ação) 1A – Um mol de moléculas de água30 Minutes
- 4.5Experimenta(ação) 1B – A água é tensa, viscosa e capilar30 Minutes
- 4.6(Con)textualizando 2 – Terra, planeta Água30 Minutes
- 4.7Experimenta(ação) 2 – Água diária e quantidade de água30 Minutes
- 4.8(Con)textualizando 3 – O Ciclo da Água30 Minutes
- 4.9Experimenta(ação) 3 – Ciclo da Água e Poluição30 Minutes
- 4.10(Con)textualizando 4 – Uso da água30 Minutes
- 4.11Experimenta(ação) 4 – Água pra que te quero!30 Minutes
- 4.12(Con)textualizando 5 – Água potável para todos (?)30 Minutes
- 4.13Experimenta(ação) 5 – Racionalize, trate e beba!30 Minutes
- 4.14(Con)textualizando 6 – Reuso da água30 Minutes
- 4.15Experimenta(ação) 6 – Água de beber!30 Minutes
- 4.16(Con)textualizando 7 – A pesquisa sobre o uso e o reuso da água30 Minutes
- 4.17Referências Bibliográficas10 Minutes
- Agradecimentos, Equipe e Avaliação do Curso2